Rolamentos - limpeza e manutenção

Com certeza você já deve ter e perguntado qual o rolamento adequado para seu skate, como garantir a durabilidade e se pagar mais por modelos mais caros vale mais a pena do que conservar o seu jogo. A limpeza é simples e existem alguns tutoriais na internet, mas quando se fala em rolamentos blindados e produtos de Limpeza X Lubrificação, muitas "dicas" vão reduzir muito a durabilidade, desempenho e até a segurança na hora de andar com seu skate. Os rolamentos sofrem impactos e pressão em sentidos opostos à rotação, podem aumentar as folgas, quebrarem ou travarem. Uma vez que as blindagens não impedem que partículas de poeira ou que a água penetre no interior da coroa, quando se perde a lubrificação original de fábrica (permanente) os rolamentos não serão mais os mesmos. Será? Faça o teste e tenha rolamentos muito mais duráveis, confiáveis, silenciosos e rápidos!

 

 

Postado em 03 de maio de 2012 ( 80 comentários! )

Comentários

  • Per Canguru

    Eduardo Costa Duminelli, veja no novo canal um método rápido de limpeza : www.youtube.com/pergunteprocanguru
  • Eduardo Costa Duminelli

    Parabéns pelo vídeo Per, tenho um red bones e gostaria de saber se após limpar com álcool e secar eu utilizo graça azul ou oleio singer?Visto que o bones speed cream é muito caro..Agradeço desde já
  • Per Canguru

    Olá Clara, o seu problema pode ser nos rolamentos, desmonte-os e veja se não estão muito secos ou travados com a sujeira ou resíduos. Mas pode ser também um problema com as rodas. O uretano também pode ser afetado pelo calor ou algum defeito na fabricação. A queda de desempenho nem sempre é só pela manutenção, pode ser desgaste ou outros fatores.
  • Per Canguru

    Olá Eduardo Lima. Os rolamentos ABEC não são de alta performance, existem várias marcas que proporcionam mais velocidades. A questão sobre o TEKTON da Seismic, vai depender da distância que existe no CORE (miolo) das rodas de patins. No diâmetro, sim, qualquer rolamento tamanho 608, mas se o intervalo for curto, os rolamentos vão ficar prá fora do inserto.
  • Per Canguru

    Olá Guilherme Guerra. Basicamente não há diferença na manutenção de rolamentos de patins ou skate. Se você precisa de alta performance, o ideal são graxas em spray ou óleos de alta viscosidade com aplicação frequente, caso contrário, as graxas próprias para rolamentos funcionam bem.
  • Clara

    Heey! O vídeo ficou muito bom. De todos que vi esse foi o que mais gostei. A questão é a seguinte, tenho um longboard kronik rolamentos abec 7. Tem apenas três meses de uso, mas ele já está muuuito lento e as rodas estão empenando, dando a sensação de estar andando com o freio de mão levantado. A que se deve esse problema?
  • Joao Victor Silva

    Meu rolamento está totalmente travado, gostaria de saber um jeito de recuperá-lo
  • Eduardo Lima

    Olá Canguru. Melhor vídeo sobre o assunto. Gostaria de sanar muitas dúvidas... Os rolamentos que seguem a norma ABEC são suficientes para adquirir uma boa velocidade e qualidade (abec 11, por exemplo)? Meu rolamento é blindado de ambos os lados, como efetuar a limpeza e caso tenha que abrir como saber qual dos lados é o melhor para fazê-lo? E por último aquele rolamento que você citou dizendo que era o recordista mundial, serve para patins? Se não qual seria um modelo similar que não seja tão caro. Obrigado por passar os conhecimentos certos!
  • Gulherme Guerra

    Excelente vídeo Canguru,tenho uma pergunta apenas relacionando ao assunto,pratico patinação freestyle e gostaria de saber se muda alguma coisa na limpeza dos rolamentos pra patins,se existe alguma diferença? Se não for incômodo meu caro,agradeceria a ajuda. Abraços e continue o bom trabalho!
  • Per Canguru

    Erick, depende da composição, alguns sprays de graxa não são indicados para rolamentos, mas alguns são ideais para rolamentos blindados que são mais difíceis de lubrificar.
  • Erick

    Posso usar graxa spray?
  • Per Canguru

    Olá João, só desmonte seus rolamentos se estiverem completamente TRAVADOS. Se não for possível desamassar a coroa, não há como resolver, eles não vendem peças de reposição infelizmente.
  • João Fuke

    Desmontei meu bones para a limpeza,mas um não está encaixando certo,e percebi que a capinha amassou em um dos encaixes da esfera,o que posso fazer ? Ou já posso dar fim nele ?
  • Per Canguru

    Leonardo, se seus rolamentos REDS estão limpos, basta aplicar a graxa, sem desmontar os rolamentos no lado da coroa branca de nylon. Olá Guilherme, sim! Não desmonte a menos que algum esteja completamente travado. Seque bem a água, use um desengraxante, seque novamente para remover o óleo e então aplique a graxa, azul de preferência pois pode ser retirada com água. A branca é à prova d'água. Olá Rodrigo, o solvente remove totalmente a lubrificação de fábrica. Dificilmente você vai conseguir lubrificar com graxa, mas se houver alguma fresta na blindagem, tente colocar um a um em um saco plástico bem grosso com uma camada generosa de graxa azul. Tire o ar e tente pressionar a graxa contra a blindagem. Outra saída é um spray de graxa industrial. a graxa sai líquida e em contato com o ar se torna sólida. Flávio, no seu caso também recomendo o spray de graxa. O óleo spray pode até penetrar, mas vai escorrer e secar.
  • Flávio Alves

    cara o rolamento do meu long e blindado só que é de aço, não sei como retirar a blindagem. como posso fazer a limpeza desse rolamento (abec 11)
  • Rodrigo

    Fala Canguru, cara acabei lubrificando o jogos de rolamentos do meu patins, que são blindados, com solvente e depois disso que vi o seu vídeo. Tem como lubrifica-los sem ter que abri-los? Os rolamentos estão novos
  • edu

    Per, muito bacana o vídeo e a limpeza inicial à base de detergente é totalmente novo pra mim. Pretendo seguir as instruções mas não queria tirar a blindagem. É possível limpar assim mesmo? Outro ponto é que comprei aquele lubrificante da Bones. Nesse caso ele substituiria a graxa azul usada.no vídeo, certo?
  • Guilherme

    - Gostaria de saber se o procedimento de lavagem com agua e detergente, pode ser feito nos rolamentos desmontáveis antes de serem desmontados, e para lubrificar... posso usar WD40 e depois passar graxa azul.? Grato
  • Leonardo

    Boa tarde, eu gostaria de saber, qual procedimento devo realizar pra limpar e passar a graxa azul nos meus red bones
  • Per Canguru

    Leonardo, ABEC não é uma marca, é uma norma. A maioria é fabricada na China e qualquer marca pode pedir para estampar o nome na blindagem. HMZ provavelmente é o fabricante. Paulo, não estou familiarizado com o Rush Bombers, tenha certeza que são desmontáveis antes de fazer a manutenção. Leandro, por precaução você pode utilizar graxa azul para preservá-los por mais tempo.
  • Leandro

    Comprei os red bones , precisa fazer algo no rolamento antes de montar nas rodas ? tenho um longboard ! sé montar sem passar nada no rolamento ? abrass Vlw !
  • Paulo

    Caara meeus rolamento saao Rush Bombers ( Titanium ) Elees veem cada um com uma capinha De Silicone e Para Limpa os Ele teem que tirar as capinhas E Limpar as Bolinhas e Capas . MAAS eeu nao tou Conseguindo montar !
  • Leonardo

    Meu rolamento é ABEC 1,HMZ,608Z Qual marca é ??
  • Per Canguru

    A procedência de um rolamento vem na embalagem e algumas vezes no próprio rolamento. Se é gringo ou não, não faz muita diferença. Temos boas marcas de rolamentos no Brasil e como no resto do Mundo, muitos fabricantes importam ou fabricam seus produtos na China, que podem ou não ter qualidade. É importante saber que não é por ser "gringo"ou importado que é melhor que o nacional.
  • lucas

    como saber se o rolamento e gringo ?
  • Per Canguru

    Thiago, se nenhuma parte foi danificada no processo, você não vai ter problemas para montar seu rolamento. Verifique se nenhuma parte do anel de nylon amassou, montando uma vez as esferas no anel antes de remontar tudo. Veja também se a blindagem está corretamente encaixada e não está amassada. abraço.
  • thiago

    meu rolamento é um red bones e eu desmontei ele para fase a limpeza,linpei tudo certinho montei montei os 7 rolamentos so que o 8ª rolamento eu nao consegui montar eu empurro aquele anelzinho que fica no meio do rolamento ai ou as esferas sai ou ele trava e nao vai para o centro eu queria saber por que isso acontece e como eu posso montar de novo o meu Bones
  • Alex Lyra

    Muito bom estou no aguardo ! :)
  • Per Canguru

    legal, Alex. Vou fazer uma matéria sobre amortecedores e rodas para explicar sobre Shore, composição, manufatura e como escolher. abraço.
  • Alex Lyra

    Ola ... Queria tbem que vc fizesse um video falando sobre os amortecedores do skate,pq tenho varias duvidas sobre eles principalmente no aperto. Vlw e gostei muito do video sobre os rolamentos ...
  • Per Canguru

    Olá Tiago, uma vez removida e blindagem de um dos lados, você não vai conseguir recolocá-la, como recomendo no vídeo esse procedimento é para rolamentos travados e a parte exposta ficará para o lado de dentro da roda, a blindagem para o lado externo.
  • Tiago

    Olá amigo, gostei muito do video, muito obrigado, mas surgiu uma duvida enquanto assistia, é necessario fechar novamente o ralamento após a limpeza e lubrificação, antes de ser colocado na rodinha ?
  • Per Canguru

    A graxa branca é resistente à água, mas sua aplicação está ais ligada à náutica, no uso de correntes e engrenagens. A graxa azul foi inicialmente desenvolvida para aplicação na aviação, faz menos sujeira e tem menos resistência à água, mas é justamente o que deve ser evitado nos rolamentos para que não enferrugem (humidade) e é muito resistente ao calor e atrito. Custa 1/3 do preço de um spray de óleo lubrificante e rende mais. Além disso, a graxa branca por ser mais resistente à água é mais difícil de remover na limpeza.
  • Asnocks Skate Company

    Per, será que poderia ser graxa branca? vlw xD
  • Per Canguru

    Tentei fazer um vídeo que não fosse entediante e passasse meu método porque é um assunto meio controverso. O rolamento quando vem de fábrica não mostra uma capacidade de giro alta e a errônea impressão de que o rolamento gira bastante e livre só mostra que a lubrificação é superficial. Refiz o vídeo todo porque ficou muito longo mas deixei de fora um assunto importante que é a rosca do prisioneiro (demonstrando como recuperá-la com um cocinete)quando está amassada ou danificada e a porca não entra para travar a roda, mas na próxima oportunidade eu incluo. Envie suas críticas, sugestões e dúvidas para que as matérias possam contribuir com skatistas que querem saber mais sobre nosso esporte.
  • Ricardo de Araujo Tomate

    Muito bom! em um assunto que ninguem cuida tanta informacao,gostei da tecnica usada de prender os orlamentos e como vc organisou a mesa, os freios de carro de corrida "pincas de freio' e aeroquip sao limpos com o mesmo cuidado ,o skate e um mini carro de corrida rrrrrrrrr!Adorei!
  • Doug Caterpie

    Fico muito bacana o vídeo, bem explicado e de grande utilidade para a galera que está começando e para quem tem dúvidas sobre a limpeza

Deixe seu comentário

Nome
E-mail
Comentários